SOCIAL MEDIA

Thursday, 11 January 2018

Introdução: GRINGA


"Brasileira? Mas eu sempre achei que você fosse gringa."  


É uma coisa que eu leio bastante nas redes sociais, e escuto também no dia a dia, quando encontro brasileiro por aí. O engraçado é que os gringos de verdade, sabem dizer antes mesmo de conversar comigo que eu não sou daqui. Uma das primeiras perguntas que recebo quando conheço alguém é: Where are you from? (Da onde você é?). A razão dessa parte do blog se chamar “Gringa” não é porque eu me acho daqui. É porque eu não me sinto de lugar nenhum, e de todos os lugares ao mesmo tempo. Sou Brasileira? Sou sim. Mas a cultura é muito estranha pra mim. Sou Inglesa então? Irlandesa? Também não. E também sim! Quando você mora fora do seu país, e faz outros países o seu lar, você acaba não tendo lar nenhum, se pertencendo aos dois lugares. Sempre vai faltar algo. Um pedaço seu sempre vai ficar em um lugar, e o outro sempre vai faltar. Principalmente quando você sai do seu país ainda criança como eu. Meu irmão uma vez disse uma coisa que nunca esqueci: Nascido no Brasil, criado em Londres. É assim que eu me sinto.

Esse mundo de viver em dois lugares não é fácil. Deixa eu reforçar de novo: Não é fácil. Acabe logo com a ilusão de que tudo é um conto de fadas.  Morar fora do Brasil não te faz uma pessoa mais legal, não te faz uma pessoa mais gentil, não te faz uma pessoa mais inteligente, não te faz milagres. Morar fora do Brasil é isso: Morar fora de casa. Apenas. Entendeu?  Vamos acabar com a ideia ingénua que tudo vai magicamente se resolver porque seu endereço agora é mais distante de casa. As coisas não funcionam assim.


Mas calma aí! Não to tentando acabar com seus sonhos. Seu sonho é morar fora do Brasil mesmo? Então eu estou torcendo que você consiga. Qualquer pessoa que me conhece um pouquinho, sabe o quanto eu sou sonhadora, e o quanto eu acho importante irmos atrás dos nossos sonhos! Não quero destruir sonhos de ninguém, pelo contrário. Talvez com mais informações, você consiga transformar seus sonhos em metas, e suas metas em realidades. Estou torcendo por você.




Então o que é esse espaço Gringa afinal? 

Aqui é a onde eu falo sobre minhas experiências de morar fora do Brasil. Eu sempre quis escrever sobre isso (também). Meu blog fala de tudo que me interessa. Eu pensei em criar um blog separado só pra falar deste assunto, mas eu queria tudo em um lugar só.  Então decidi criar a parte Gringa do blog, em português. Esse espaço foi feito para eu compartilhar minhas experiências, frustrações, alegrias, dificuldades, benefícios e tudo o que eu sei sobre ter dois lares (ou mais!). Espero que isso possa ajudar alguém.



Observações:

  • Minha primeira língua é o português, mas eu não o prático tanto como deveria. Sempre esqueço algumas palavras e sou insegura em escrever o português. Por isso o resto do meu blog está em inglês também! Estou tentando melhorar, mas devo cometer alguns erros de gramática.
  • Queria lembrar que essas são as minhas experiências. Eu só vou escrever sobre o que eu sei e passei, e irei tentar providenciar links que possam ser úteis quando puder.
  • Eu não sai do Brasil, por intercambio, e sim quando era pequena com minha família. Informações sobre intercambio eu não vou saber responder quase nada, pois, nunca fiz.
  • Eu vou responder todas as perguntas feitas no meu Instagram, post por post. Tenham paciência, mas vou responder a todos.




No comments :

Post a Comment